Nossa missão é conectar
arte e pessoas.

quem

somos

_

João Paulo Siqueira Lopes é nosso head de art advising e fundador. Antes de iniciar a Act. ele trabalhou em galerias como Lisson Gallery, Gagosian e Nathalie Obadia e feiras de arte reconhecidas como FIAC e ArtRio. Durante sua carreira, adquiriu extensa experiência em arte contemporânea, sendo responsável por vendas, iniciativas curatoriais, assessoria de aquisições, desenvolvimento de novos mercados e relacionamentos com instituições. João é Mestre em Art Business na Grande École des Métiers de la Culture et du Marché de l’Art (Paris).

 

João Paulo Siqueira Lopes

joao@artctool.com

_

Fernando Ticoulat é nosso head de projetos e co-fundador. Curador de arte e gestor cultural, desde 2012 trabalha ativamente com curadoria e produção de arte contemporânea. Fernando assinou a curadoria de 14 exposições no Brasil e no exterior, além de se responsabilizar pela produção executiva de outras 28 exposições de arte. Fernando também colabora com revistas e publicações especializadas. Antes de fundar a Act., trabalhou na galeria Sé e fundou o Coletor, plataforma itinerante voltada para o encontro e desenvolvimento de práticas artísticas contemporâneas. Em 2015 integrou a equipe de produção da 31a Bienal de São Paulo. Fernando é bacharel em direito pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e pós graduado em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP

Fernando Ticoulat

fernando@artctool.com

_

Julia Clemente é nossa diretora. Formada em Relações Internacionais, Julia tem mais de 10 anos de experiência no mercado de arte, tendo atuado como art advisor, private dealer e diretora em diferentes projetos e galerias como Luciana Brito, Leme, White Rainbow, Museum of Everything entre São Paulo, Nova York e Londres. Além de sua expertise em arte contemporânea e relações institucionais, articulou importantes exposições no Reino Unido de artistas como Lydia Okumura e Tomie Ohtake, promovendo arte Latino-Americana no mercado internacional.

Julia Clemente

julia@artctool.com

_

Marina Kauffmann é nossa manager de art advising. Em Nova York nos últimos anos, Marina atuou em distintas posições no mercado de arte, com passagem pela galeria David Zwirner, pela casa de leilões Christie’s e pelo bureau de art advising Schiff Fine Art. Em 2017, foi assistente curatorial da primeira exposição de Louise Bourgeois no Oriente Médio, organizada pelo Tel Aviv Musem of Art. No Brasil trabalhou em duas edições da SP-Arte. Marina é bacharel em Administração pela Suffolk University (Boston) e se especializou em Art & Business pelo Sotheby’s Institute (Londres).

Marina Kauffmann

marina@artctool.com

_

Felipe Stoffa é nosso manager de projetos. Formado em Artes Visuais pela FAAP, atualmente cursa especialização em Future Studies e Trend Hunter. Desde a faculdade, atuou em áreas de pesquisa com foco no desenvolvimento do mercado da arte no Brasil. Foi estagiário e posteriormente repórter de artes da revista seLecT, especializada em arte e cultura contemporânea. Atuou também como assistente executivo na criação e realização do 1º Prêmio de Arte e Educação da revista seLecT. Durante dois anos, exerceu o cargo de editor-assistente da revista Harper’s Bazaar Brasil, onde também foi editor de cultura e responsável por quatro edições do encarte especial da Harper’s Bazaar.

Felipe Stoffa

felipe@artctool.com