Nossa missão é conectar
arte e pessoas.

quem

somos

_

João Paulo Siqueira Lopes é nosso head de art advisory e fundador. Antes de iniciar a Act., trabalhou em galerias como Lisson Gallery, Gagosian e Nathalie Obadia e feiras de arte reconhecidas como FIAC e ArtRio. Durante sua carreira, adquiriu extensa experiência em arte contemporânea, sendo responsável por vendas, iniciativas curatoriais, assessoria de aquisições, desenvolvimento de novos mercados e relacionamentos com instituições. João é Mestre em Art Business na Grande École des Métiers de la Culture et du Marché de l’Art (Paris).

João Paulo Siqueira Lopes

joao@artctool.com

_

Fernando Ticoulat é nosso head de projetos e co-fundador. Curador de arte e gestor cultural, desde 2012 trabalha ativamente com curadoria e produção de arte contemporânea. Fernando assinou a curadoria de 14 exposições no Brasil e no exterior, além de se responsabilizar pela produção executiva de outras 28 exposições de arte. Fernando também colabora com revistas e publicações especializadas. Antes de fundar a Act., trabalhou na galeria Sé e fundou o Coletor, plataforma itinerante voltada para o encontro e desenvolvimento de práticas artísticas contemporâneas. Em 2015 integrou a equipe de produção da 31a Bienal de São Paulo. Fernando é bacharel em direito pela Fundação Getúlio Vargas (São Paulo) e pós graduado em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP.

Fernando Ticoulat

fernando@artctool.com

_

Marina Dias Teixeira é coordenadora de projetos da Act. Formada em Estudos de Mídia e Cultura pela Universidade de Arte de Londres (UAL), já integrou as equipes da Fundação Bienal de São Paulo, Sotheby’s Brasil e SP–Arte. Nos últimos anos, vem pesquisando teorias decoloniais e a produção de artistas afro-diaspóricos no circuito de arte contemporânea, com foco em mulheres negras. Desde 2020, colabora para a Casa Vogue Brasil, trazendo um olhar atento a artistas negres e sua produção.

Marina Dias Teixeira

marina.dias@artctool.com

_

Yasmin Abdalla é nossa coordenadora editorial. Formada em Jornalismo e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em Gestão Cultural (SESC-SP). Trabalhou em diversos veículos jornalísticos e, desde 2016, dedica-se ao planejamento e à comunicação de projetos culturais, com passagens pela Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e SP–Arte. Pesquisa temas como patrimônio cultural, memória e políticas culturais.

Yasmin Abdallla

yasmin@artctool.com

_

Sofia Gravina é nossa produtora. Formada em Produção Cultural pela FAAP, também fez curso de Fotografia na UCS (Universidade de Caxias do Sul). Entre 2017 e 2019 trabalhou na produtora MADAI ART, onde participou da produção de diversas exposições, entre elas Machado de Assis (Farol Santander, SP, 2019); Saramago – Os Pontos e a Vista (Farol Santander, SP, 2018); Arte Ótica e Cinética no Leste Europeu e na América Latina entre os anos 50 e 70 (SESC Pinheiros, SP, 2018); ETNOS – Faces da Diversidade (Santander Cultural, RS, 2018) e Ex Africa (CCBB, BH, 2017).

Sofia Gravina

sofia@artctool.com

_

Camila Regueira é responsável pelo design e comunicação da Act. Graduada e mestre em design pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), também é artista multidisciplinar e pesquisadora. Desde a graduação, participou de projetos de design gráfico voltados para arte, mídia e produção cultural, além de convergir especializações em experiência do usuário e design de interface para produtos digitais e audiovisuais. A pesquisa para seu mestrado, finalizada em 2020, teve como foco a investigação de artefatos gráficos para estudos históricos e de memória do design gráfico brasileiro.

Camila Regueira

camila@artctool.com

_

Maria Antonia Ferraz faz parte do time de Art Advisory e é responsável por assessorar os clientes da Act. e expandir esta rede, bem como desenvolver eventos e experiências sob medida para a nossa comunidade. Ferraz é mestre em História da Arte e Mercado de Arte pela Christie’s New York (2014-2016), onde trabalhou no Departamento de Arte Latino-Americana. Foi Gallery Manager na Carpenters Workshop Gallery em Nova York e, durante cinco anos, atuou como Sales & Artist Liaison na Galeria Nara Roesler, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Maria Antonia Ferraz

mariaantonia@artctool.com

_

Marina Scaramuzza é responsável pela gestão de acervos e aquisições dos clientes da Act. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), tem especialização em Gestão Cultural pela Elisava (Barcelona). Integrou equipes de produção, relações institucionais e gestão de acervos em instituições como SP–Arte, Galeria Àngels Barcelona, Fundação Bienal de São Paulo, ABACT e Expomus. De 2017 a 2022, Marina comandou a Sodi, iniciativa pessoal de gestão e catalogação de coleções. Tem um olhar apurado para temas como preservação de patrimônio e memória.

Marina Scaramuzza

scaramuzza.marina@artctool.com

_

Maxime Bouquillon é nosso assistente de art advising. Mestre em produção e exposição de arte contemporânea pela Université de Lille (França), a pesquisa dele teve como foco a representação da cena artística brasileira nas instituições internacionais a partir das teorias decoloniais. Desde 2018, integrou posições plurais como assistente nos arquivos do escritório fundado por Rem Koolhaas, Office for Metropolitan Arquitecture (Roterdão), e na produção de exposições como Panorama 22 (Le Fresnoy, Tourcoing, 2020); MOTIFS (Institut pour la photographies, Lille, 2020).

Maxime Bouquillon

maxime@artctool.com